Agora

A Voz do Brasil

18:00 - 19:00

Notícia

Câmara realiza Audiência Pública com o intuito de estadualizar o Hospital Municipal

A Câmara Municipal de Rolim de Moura realizou na última sexta feira uma audiência para a estadualização do Hospital Municipal
Câmara realiza Audiência Pública com o intuito de estadualizar o Hospital Municipal

A Câmara Municipal de Rolim de Moura realizou na última sexta feira, dia 22 de março, uma audiência pública com a presença de várias autoridades municipais, estadual e federal, além de um grande público, no intuito de dar o ponta pé inicial para a estadualização do Hospital Municipal de Rolim de Moura.

Estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Rolim de Moura, Vereador Dr. Lauro Lopes – PRB, o Vereador Uender Nogueira – PSL que encampou a ideia e propôs a Audiência Pública, os Vereadores Alisson ferreira – PSDB; Enio Reinicke – MDB, Aldair Julio Pereira – MDB, Renato Morari – PODEMOS; Claudinho da Cascalheira – PSL e Francisco Venturini – PT, o Prefeito Municipal de Rolim de Moura Luizão do Trento, Deputados Federal Jaqueline Cassol e Léo Morais, Deputados Estaduais Jean de Oliveira, Cabo Jhony Paixão, Cirone da Tozzo e Adailton Fúria, o Presidente do Conselho Estadual de Saúde Raimundo Nonato, O Prefeito Municipal de Alto Alegre dos Parecis Marcão, a Delegada Regional de Saúde no Município, Sra. Nerdilei Pereira, Dr. Uender que é vice presidente do Conselho Municipal de Saúde; diversos vereadores dos demais municípios que compõe a Zona da Mata, Secretários Municipais de Saúde da V Regional, representantes de classe, bem como uma parcela considerável da população, que lotou o auditório da Câmara Municipal.

Diversos oradores que usaram o microfone foram unânimes em reconhecer a necessidade da transformação do Hospital Municipal que de fato já é um hospital regional, seja transformado em mais um polo estadual de atendimento à saúde, haja vista, que regiões com muito menos habitantes como é o caso de parte da 429 já conseguiu o seu intento com o Hospital Estadual de São Francisco do Guaporé, além de Cacoal, Buritis e agora Guajará Mirim. Uma das principais reclamações por parte dos representantes dos municípios da Zona da Mata é o alto custo com o deslocamento com pacientes com destino à Cacoal, Vilhena e Porto Velho, chegando aos custos de 500 mil reais ano, o que poderia ser usado em programas de saúde no próprio município.

Para a maioria dos presentes é injustificável que exames de ressonância e outros que são terceirizados e bancados pelo Governo Estadual só existam em outras localidades, como por exemplo, Vilhena, obrigando os municípios a manterem transporte para o deslocamento dessas pessoas, e já que é terceirizado o porque não ser realizados no próprio município, haja vista que esses mesmos serviços existem em Rolim de Moura por empresas particulares.

Depois de uma longa discussão, que chegou quase a exaustão, pois terminou após a meia noite, as autoridades presentes se prontificaram a encontrar meios, mesmo que sejam paulatinamente para que se inicie essa tratativa junto ao Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde. “Foi muito sentida a falta de um representante do Governo do Estado, bem como, do Secretário de Estado da Saúde que anteriormente havia informado que estaria presente, pois a Delegada Regional de Saúde no município não possuía a autorização necessária para bater o martelo e dar um prognóstico

favorável a reivindicação, mas mesmo assim foi válido porque ficou demonstrada a força e a união que está se fortalecendo a cada dia na região, com o intuito de buscar soluções para os principais problemas dos municípios da Zona da Mata, a saúde. Agradecemos a presença de todos e saímos daqui com a certeza de que irão contribuir para que possamos lograr êxito nessa empreitada”. Disse o Presidente da Câmara, Vereador Dr. Lauro Lopes.

Fonte(s): Assessoria

Comentários

Últimas notícias

Política
Ipês florescem e enfeitam a cidade de Rolim de Moura durante período de seca

Durante o período seco, eles perdem a folhagem e dão espaço às flores, embelezando vários pontos da cidade

Política
Quadro Mexer o Doce - Carpaccio de morango com ganache

Quer preparar uma sobremesa fácil e rápida, sem deixar o sabor de lado? Então invista na combinação morango com chocolate!

Política
Fondue de chocolate branco

Para amantes de chocolate branco, uma receita de fondue que combina com qualquer fruta!