Agora

A Voz do Brasil

00:00 - 04:00

Notícia

Aftosa: Ministério da Agricultura adia calendário de retirada de vacinação

O bloco 1, na qual Rondônia faz parte, será liberado a partir de novembro de 2019; o prazo anterior era maio
Aftosa: Ministério da Agricultura adia calendário de retirada de vacinação

O Ministério da Agricultura decidiu nesta quarta-feira, dia 27, adiar de maio para novembro de 2019 a última etapa de vacinação contra aftosa dos rebanhos do Acre, Amazonas, Mato Grosso e Rondônia. A medida foi tomada após reuniões com representantes dos setores público e privado desses estados nos dois últimos dias.

A retirada faz parte do Plano Estratégico para Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA) em bovinos e bubalinos nos estados participantes do bloco 1 que tem Acre, Amazonas, Rondônia e parte de Mato Grosso como zona. No caso de MT, cinco municípios fazem parte do grupo: Rondolândia, Colniza, Juína, Aripuanã e Comodoro.

“Chegou-se a um consenso após análise técnica das ações do  Estratégico para Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA) em bovinos e bubalinos executadas pelos estados”, conta o diretor técnico da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Francisco Manzi, que participou do encontro.

Segundo o ministério, a mudança visa garantir a plena execução do programa. “Apoiamos a decisão por estar pautada em avaliações técnicas que darão mais credibilidade ao Plano e mais segurança ao produtor”, afirmou Manzi. Após dois anos sem vacinação, estados podem recorrer a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) o certificado de área livre de  aftosa sem vacinação.

Fonte(s): Canal Rural

Comentários

Últimas notícias

Agricultura
Ipês florescem e enfeitam a cidade de Rolim de Moura durante período de seca

Durante o período seco, eles perdem a folhagem e dão espaço às flores, embelezando vários pontos da cidade

Agricultura
Quadro Mexer o Doce - Carpaccio de morango com ganache

Quer preparar uma sobremesa fácil e rápida, sem deixar o sabor de lado? Então invista na combinação morango com chocolate!

Agricultura
Fondue de chocolate branco

Para amantes de chocolate branco, uma receita de fondue que combina com qualquer fruta!